Solicitação da marcação da banca:

 

Antes de solicitar a marcação da banca de defesa, veja o Tutorial do SIGAA

 

 A marcação da defesa de qualificação, mestrado ou doutorado deverá ser notificada para a secretaria do PPGMT, via e-mail, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., 45 dias antes da defesa.  A secretaria reservará a data no site do PPGMT e liberará o sistema para que o(a) orientador(a) possa montar a banca no SIGAA, além de encaminhar um número de processo para que o discente possa incluir os documentos no SEI, dentro do prazo de 10 dias corridos.

Para a fase de cadastrar a banca no SIGAA (https://autenticacao.unb.br/sso-server/login?service=https%3A%2F%2Fsig.unb.br%2Fsigaa%2Flogin%2Fcas), o docente deverá ter em mãos:

  • o título do trabalho em português e inglês;
  • resumo e abstrac;
  • Trabalho do discente;
  • nome dos membros da banca;
  • CPF dos membros externos, dados de contato dos membros externos e ano de conclusão do doutorado.

Após montar a banca no SIGAA, o discente deverá anexar no SEI, como usuário externo (https://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0),  ou o(a) orientador(a) os seguintes documentos para a marcação da defesa no processo aberto pela Secretaria do PPGMT (seguindo a seguinte ordem de inclusão):

  1. Comprovante de cadastro na banca no SIGAA (solicitar ao orientador);
  2. Formulário de solicitação de banca, com os dados de contatos preenchidos e CPF dos membros não vinculados ao PPGMT, para a Secretaria possa entrar em contato com eles posteriormente (Acesse aqui os formulários);
  3. Histórico Escolar emitido por meio do SIGAA;
  4. Currículo Lattes de todos os membros, cada membro um arquivo (https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar).

O prazo de 10 dias é para apreciar e possível homologação da banca na Reunião da Comissão ou do Colegiado, dentro das datas das reuniões previamente agendadas.

 

  • Marcação de banca de Tese:

O doutorando, além de cumprir as exigências curriculares estabelecidas pelo regulamento do curso e ser aprovado em Exame de Qualificação, deverá ter uma tese de sua autoria exclusiva, defendida em sessão pública e aprovada por uma Comissão Examinadora.

A Comissão Examinadora será presidida pelo professor orientador, este sem direito a julgamento, e composta por três outros membros titulares e um suplente; dentre os membros titulares, um deve ser vinculado ao Programa, e os demais, externos, sendo pelo menos um deles não vinculado à Universidade de Brasília.

Para marcação de defesa de Tese (doutorado), é necessário seguir os passos abaixo:

  1. Será realizada uma banca por dia, a serem agendadas por ordem de solicitação. Confirmar na Agenda do site do NMT (http://medicinatropical.unb.br/) se a data está disponível para marcação da defesa;
  2. Solicitar por email (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) a reserva da data, posteriormente  a Secretaria responderá o email com o número do Processo SEI para o discente incluir os documentos;
  3. O Orientador deverá preencher a solicitação da banca de defesa via SIGAA;
  4. O docente ou orientador(a) encaminhará via SEI, como usuário externo o discente, o comprovante de marcação da banca de defesa via SIGAA, o formulário com os dados completos dos membros que comporão a banca, principalmente os membros não vinculados ao PPGMT (CPF, telefone celular e instituição de origem), histórico escolar atualizado, além dos Currículos Lattes.

Observações:

  • É necessário que a banca seja composta com pelo menos 2 (dois) membros externos (que não tenha vínculo com a UnB);
  • Os membros da banca deverão possuir o título de Doutor e não poderão, com exceção do orientador, estar envolvidos na orientação do projeto de tese; ou seja, coorientadores não podem integrar a banca de avaliação.
  • Na impossibilidade da participação do orientador, a banca será presidida por outro professor credenciado ao Programa, mediante indicação da Comissão de Pós-Graduação do Programa;
  • As Dissertações de Mestrado e as Teses de Doutorado deverão ser redigidas e defendidas em língua portuguesa. Casos excepcionais serão avaliados pelo colegiado do PPGMT;
  • A banca de defesa de doutorado, obrigatoriamente, deverá ser aprovada pela Comissão ou Colegiado do PPGMT para ocorrer.

 

 

No dia da banca:

 

  • A defesa acontecerá virtualmente por meio da Plataforma Teams institucional, em sala previamente indicada pela Secretaria do PPGMT, podendo o público externo à UnB assitir a defesa como usuários externos, realizando o cadastro previamente no seguinte endereço: https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/log-in ou pelo aplicativo Microssoft Teams no celular;
  • Será montado no dia da defesa um grupo no WhatsApp para os membros da banca, o discente e a secretaria poderem realizar avisos ou comunicar algum problema;
  • O discente terá o tempo de 30 a 50 minutos para realizar a apresentação do trabalho de defesa, sendo o período ideal de 40 minutos, mas podendo variar de 30 a 50 minutos;
  • Cada membro terá o direito de fala de 30 a 60 minutos;
  • Os professores, após deliberação do resultado, deverão assinar a ata via SEI/UnB, com a seguinte ordem de assinatura:
    • 1º orientador na unidade FM/NMT/COL;
    • 2º membros titulares, não importando a ordem, os membros do PPGMT assina a ata na unidade FM/NMT/COL; membros de outras unidades assinará no bloco de assinatura da unidade de origem; usuários externos assinará por meio do SEI/UnB Acesso Externo em email previamente cadastrado que será encaminhado um link. O suplente só assina com a ausência de algum membro titular;
    • 3º discente, a assinatura será por meio do meio do SEI/UnB Acesso Externo em e-mail que foi previamente cadastrado no ingresso no curso, o link será disponibilizado após a assinatura dos membros titulares.
  • Ao finalizar as assinaturas, o grupo do WhatsApp será encerrado.

 


 

Entrega de tese/dissertação:

 

Para a entrega definitiva do trabalho, o discente deverá seguir as normas do PPGMT, sobretudo Norma PPGMT 001, Norma PPGMT 002  e a Norma PPGMT 005 e a CEPE 080/2021, assim como as seguintes orientações:

  • A entrega definitiva das teses e dissertações deverá ocorrer em até 15 dias da data da defesa, caso haja a aprovação da tese/dissertação, ou em até 30 dias, em caso de aprovação da tese/dissertação com revisão de forma;
  • No caso de reformulação, o aluno ficará obrigado a apresentar e a defender, em caráter definitivo, uma nova versão do seu trabalho no prazo estabelecido, que não poderá ser superior a três meses para o Mestrado e a seis meses para o Doutorado;
  • Deverá o discente de mestrado apresentar a versão preliminar do artigo da dissertação, seguindo o molde de formatação exigido na revista; 
  • O discente deverá entregar duas versões impressas em formato de livro para a Secretaria do PPGMT;
  • A não aprovação do trabalho reformulado implicará o desligamento do aluno do PPG;
  • A não observância dos prazos estabelecidos implicará o desligamento do aluno do PPG.

O discente, preencherá os seguintes formulários, exigidos pelo Decanato de Pós-Graduação da UnB para homologar a tese/dissertação e entregar via e-mail, para posterior assinatura do e

  • Termo de ciência de propriedade intelectual;
  • Termo de autorização de para disponibilização do trabalho na Biblioteca Digital;
  • Justificativa para não publicação na íntegra (só em caso de publicação parcial);

 📝 Acesse aqui os formulários

No preenchimento dos documentos, o discente deve ficar bastante atento a todos os dados, principalmente à redação do título, que deve ser idêntico em todos os documentos e idêntico ao informados na Ata assinado pela banca examinadora, sob pena de não homologação.

  • Após  defesa, os arquivos da tese/dissertação completa  em formato PDF deverão ser encaminhados por meio do SIGAA, devendo o orientador validar o envio para a Coordenação, via sistema, e a Secretaria  validará o o PDF está de acordo com as normas vigentes.
  • Durante a entrega por meio do SIGAA, há várias etapas de confirmação que o discente deverá efetuar no decorrer do recebimento da do trabalho no SIGAA, entre elas, o discente deverá encaminhar o arquivo em formato PDF do RG, CPF e cópia do diploma do nível anterior (mestrado - cópia do diploma da graduação, doutorado - cópia do diploma do mestrado).
  • Os arquivos  do resumo e abstract e da tese/dissertação completa deverão ser encaminhados também à secretaria via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., nos formatos DOC e PDF, além dos formulários que serão assinados via SEI, pelo discente e orientador.
  • Após a defesa, deverão ainda ser entregues duas cópias impressas e em formato de livro da tese/dissertação na secretaria do PPGMT, conforme normas do Programa.

 A homologação da banca e a emissão do diploma só serão efetivadas após findas essas pendências.

 


Emissão de diploma:

 

A emissão do diploma é automática, após a entrega de todos os documentos acima, exceto se o discente possuir pendências com a Secretaria de Gestão Patrimonial ou a Biblioteca Central da UnB. Nesse caso, a emissão do diploma ficará condicionada à regularização das pendências.

Para maior celeridade, aconselha-se discente sanar as pendências com antecedência (ex.: multas da BCE).

Após a entrega de todos os documentos, e se não houver pendências, a secretaria do PPGMT dará encaminhamento à solicitação do diploma, com prazo para ser disponibilizado em aproximadamente 30 dias.

 

  • O discente deve acompanhar a emissão eletrônica do diploma em:
    • https://servicos.unb.br (Não há a emissão em papel, somente eletronicamente).
    • Observação: conferir com atenção os dados do diploma, avisar imediatamente se houver algum erro.
  • Histórico é emitido com a autenticação por QR Code, emitido pelo SIGAA ou solicitar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com a cópia da identidade anexada ao email.

 


Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria do PPGMT por e-mail .