Apesar dos avanços tecnológicos e do progresso no desenvolvimento humano, as doenças infecciosas e parasitárias continuam dentre as causas relevantes de morbidade e mortalidade nas regiões tropicais. Mais recentemente, o fenômeno de globalização com migração de populações humanas e animais trouxe também a possibilidade da difusão das chamadas doenças tropicais para regiões até então indenes. As mudanças climáticas também tem contribuído para tornar o ambiente mais receptivo para a disseminação de doenças tais como dengue e leishmanioses e propiciar a emergência de novas doenças e re-emergência de agravos que estavam sob controle.

 

Nesse contexto, o Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília oferece a oportunidade de capacitação para profissionais médicos interessados em aprimorar o conhecimento sobre os aspectos clínicos, epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos das doenças infecciosas e parasitárias, utilizando uma abordagem multidisciplinar que envolve aulas teóricas, seminários, palestras e atividades práticas no laboratório e no campo.

 

Merece destaque o conteúdo do curso dedicado às doenças negligenciadas associadas à pobreza que são o foco de interesse das pesquisas realizadas pelo Núcleo de Medicina Tropical no contexto do seu Programa de Pós-graduação.

 

A última turma de especialização foi em 2012.

Não há previsão de abertura de novas turmas de especialização pelo Núcleo de Medicina Tropical.