SEMINÁRIOS EM MEDICINA TROPICAL
Alunos e egressos compartilham trajetórias e publicações de relevância científica.
O Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical, convida toda a comunidade científica, professores e estudantes interessados em ingressar no mundo da ciência, para um ciclo especial de palestras entre os dias 17 e 19 de junho de 2026.
O evento tem como objetivo divulgar o PPGMT, levando a público a seriedade e relevância das pesquisas desenvolvidas pelo programa.
Os esforços entre professores, atuais pós-graduandos e egressos na organização desses seminários, levarão importantes informações sobre projetos desenvolvidos nas áreas que o programa dispõe: epidemiologia, clínica e biologia.
Durante três dias, palestrantes convidados apresentarão seus artigos já publicados, discutindo metodologias, resultados, desafios da publicação no cenário científico atual, entre outros.
Programação:
– Datas: 17, 18 e 19 de junho de 2026.
– Horário: das 18h00 às 20h00.
– Local: Plataforma Teams.
– Modalidade: online.
– Público-alvo: IC’s, mestrandos, doutorandos, professores, alunos e profissionais da saúde com interesse na área de Medicina Tropical.
A participação é totalmente gratuita. Os interessados deverão realizar a inscrição prévia através do formulário eletrônico abaixo, para garantir o recebimento do certificado.
Participe e confira como as pesquisas desenvolvidas pelo PPGMT estão em constante avanço.
PROGRAMAÇÃO
Data: 17/06/2026
Link de acesso: Tema Biologia
18h00: Abertura
18h05 – 19h25: Apresentações:
Tema 01 (18:05 às 18:25)
“Aplicação da inteligência artificial para a identificação de mosquitos vetores da febre amarela”
Apresentadora: Taís Araújo
*Tema 2 (18h25 às 18h45): *
“INOVAÇÃO NA DERMATOLOGIA TROPICAL: identificação automática de lesões de leishmaniose cutânea utilizando inteligência artificial.”
Apresentador: Fabrício Leal
Tema 3 (18h45 às 19h05): “Coleiras impregnadas com inseticida: monitoramento da suscetibilidade de populações de campo de Lutzomyia longipalpis”
Apresentadora: Mayra Félix
*Tema 4 (19h05 às 19h25): *
“Triagem de compostos bioativos como potencial estratégia terapêutica contra o Tripanosoma cruzi”
Apresentadora: Vitória Pessoa.
19h25 – 20h00: Discussão e Encerramento
Data: 18/06/2026
Link de acesso: Tema Clínica
18h00: Abertura
18h05 – 19h25: Apresentações:
Tema 01 (18:05 às 18:25)
“Avaliação de qualidade de vida em pacientes que apresentaram COVID-19”
Apresentadora: Juliana de Souza Lapa
*Tema 2 (18h25 às 18h45): *
“Reações adversas entre pessoas vivendo com HIV em um
serviço de atendimento especializado do Distrito Federal.”
Apresentadora: Leilane de Morais Soares
Tema 3 (18h45 às 19h05): “Arboviroses”
Apresentadora: Ana Izabel Passarella Teixeira
*Tema 4 (19h05 às 19h25): *
“PERFIL CLÍNICO-LABORATORIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VIVENDO COM HIV ATENDIDOS EM UNIDADE DE REFERÊNCIA DO DISTRITO FEDERAL”
Apresentadora: Sylvia Maria Leite Freire
19h25 – 20h00: Discussão e Encerramento
Data: 19/06/2026
Link de acesso: Tema Epidemiologia
18h00: Abertura
18h05 – 19h25: Apresentações:
o Tema 1 (18h05 às 18h25): “Análise do Cenário do DF frente aos indicadores de controle e prevenção do câncer do colo de útero”.
o Apresentador: Laís de Morais Soares
o Tema 2 (18h25 às 18h45): “Falha à Vacina Febre Amarela e fatores associados: uma revisão sistemática da literatura”.
o Apresentador: Francieli Fontana Sutile Tardetti.
o Tema 3 (18h45 às 19h05): “Vigilância da Tuberculose Drogarresistente no Brasil e os Fatores Associados aos Desfechos de Tratamentos”.
o Apresentador: Patricia Bartholomay
o Tema 4 (19h05 às 19h25): “Assistência às pessoas vivendo com HIV em um hospital universitário do Distrito Federal: avaliação na perspectiva dos usuários e profissionais”.
o Apresentador: Douglas Fernandes Duarte.
19h25 – 20h00: Discussão e Encerramento
