Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Área de Concentração em Epidemiologia e Controle das Doenças Infecciosas e Parasitárias

  • Avaliação em saúde e análise de situação de saúde
    Estudos de análise de situação de saúde e de avaliação de políticas, sistemas, serviços, programas, ações ou tecnologias, no campo das doenças infecciosas e parasitárias, utilizando métodos epidemiológicos e outros, como os métodos de avaliação econômica.
  • Estudos do adoecimento e morte por doenças infecciosas e parasitárias.
    Descrição dos padrões do adoecimento e morte por doenças infecciosas e parasitárias e análise dos seus fatores associados, incluindo aqueles relacionados com a atenção e os cuidados à saúde e com as desigualdades e iniqüidades em saúde.

 

Área de Concentração em Clínica das Doenças Infecciosas e Parasitárias

  • Estudos epidemiológicos das doenças infecciosas e parasitárias
    Estudos epidemiológicos, incluindo descrição de padrões de co-infecções e o acompanhamento de coortes clínicas, com ênfase em HIV-Aids, malária humana, leishmanioses, doença de Chagas, esquistossomose, helmintoses teciduais e intestinais, tuberculose, hepatites virais, dengue e outras doenças infecciosas relevantes para a saúde coletiva.
  • Estudos clínicos e laboratoriais das doenças infecciosas e parasitárias
    Estudos clínicos, diagnósticos, imunológicos e terapêuticos, incluindo a pesquisa clínica e os estudos de prognóstico, com ênfase em HIV-Aids, malária humana, leishmanioses, doença de Chagas, esquistossomose, helmintoses teciduais e intestinais, tuberculose, hepatites virais, dengue e outras doenças infecciosas relevantes para a saúde coletiva.  

 

Área De Concentração em Biologia das Doenças Infecciosas e Parasitárias

  • Estudos de agentes etiológicos, reservatórios e vetores de doenças infecciosas e parasitárias.
    Estudos multidisciplinares do comportamento biológico dos agentes etiológicos, reservatórios e vetores das doenças infecciosas e parasitárias relevantes para a saúde coletiva, com enfoque sobre as ações de vigilância, prevenção e controle.
  • Imunidade, patogenia e imunomodulação farmacológia em doenças tropicais.
    Análise dos fatores determinantes de proteção, os mecanismos envolvidos na imunopatologia e possíveis mecanismos envolvendo drogas imunomoduladoras que poderiam auxiliar na diminuição da morbidade e mortalidade de doenças tropicais.
  • Estudo substâncias bioativas
    Identificação do efeito de substâncias bioativas sobre a viabilidade celular de microorganismos em sistemas celulares e a sua influência sobre o sistema imunitário.  
  • Desenvolvimento pré-clinico de métodos de diagnóstico em doenças infecciosas e parasitárias
    Caracterização de antígenos, alvos moleculares, etc., e desenvolvimento de técnicas para sua aplicação.